sábado, 25 de junho de 2016

Campanha - Ajude a APOGLBT-GO a adquirir um veículo para prevenção das DST/AIDS



A APOGLBT-GO é uma ONG, sem fins lucrativos, sediada em Goiânia, mas com atuação em todo o estado de Goiás, que trabalha com a temática de Prevenção às DST/AIDS, Testagem Rápida, Direitos Humanos e Cidadania. Nosso público-alvo é prioritariamente a população LGBT, que é uma das mais vulneráveis a essas endemias, segundo dados do Ministério da Saúde. No entanto, também trabalhamos com a população JOVEM EM GERAL, independente de orientação sexual, e pessoas usuárias de álcool e outras drogas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, preocupa o aumento da contaminação do HIV entre os jovens de 15 a 24 anos. De 2004 a 2013, a taxa de detecção passou de 9,6 para 12,7 casos a cada 100.000 habitantes. Diante da grande incidência de HIV/AIDS, sobretudo entre os mais jovens, a APOGLBT-GO, entende que é preciso ampliar e aumentar o impacto das ações de prevenção, levando-as até cidades de menor porte, com essas populações mais vulneráveis, além de promover o incentivo ao acesso aos serviços de saúde.

As atividades de prevenção consistem na realização de oficinas de sexo seguro e palestras para estudantes, empresas, sindicatos e outras organizações, além da abordagem individual em locais de grande fluxo de pessoas como praças, parques, bares, saunas, cinemas, boates, escolas, universidades, etc. Nessas oportunidades, orientamos acerca da importância de se fazer sexo seguro e distribuímos insumos de prevenção (camisinha e gel lubrificante), além de material informativo, alertando sobre os sintomas e tratamentos das principais DST/AIDS. Em algumas dessas atividades, realizamos a Testagem Rápida para o HIV. Pessoas com diagnóstico positivo são encaminhadas e acompanhadas para o tratamento na rede pública do SUS.

Nosso objetivo com essa campanha é adquirir uma Kombi (ou veículo similar) para realizar ações de Prevenção às DST/AIDS e Testagem Rápida para o HIV em cidades do interior do estado. Atualmente não dispomos de nenhum meio de transporte próprio e precisamos nos valer do transporte coletivo, no qual gastamos muito tempo e energia, e também da boa ação de voluntários que, às vezes, nos transportam para alguma atividade.
Precisamos de um veículo com essas características porque nessas atividades nos deslocamos em equipe, que às vezes não cabe em um carro só, e além disso precisamos levar os materiais de trabalho: mesas, cadeiras, tenda, caixas de isopor, banners, folders, mochilas com pertences da equipe, etc. De modos que um carro pequeno não comporta a quantidade de material e pessoal. O veículo também poderá funcionar como um "consultório de rua", onde poderemos conversar com as pessoas reservadamente, dar os resultados dos testes, fazer aconselhamentos, etc.

Uma kombi (ou similar) nos proporcionaria muito mais praticidade e agilidade em nossas ações, além de permitir o acesso a várias outras cidades às quais hoje não podemos atender.

A APOGLBT-GO (Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás) foi fundada há 07 (sete) anos e desenvolve projetos em parceria com o Departamento Nacional de DST/AIDS (MInistério da Saúde), Coordenação Estadual de DST/AIDS de Goiás, Coordenação Municipal de DST/AIDS de Goiânia, Fundo PositHIVo e Prefeituras Municipais do interior de Goiás. Todos os trabalhos da ONG são desenvolvidos em regime de voluntariado (ninguém recebe salário fixo) e a instituição está adimplente com todos os seus contratos e financiadores.

O HIV/AIDS não escolhe cara, nem idade, nem classe social, nem etnia, nem orientação sexual, nem qualquer outro indicador. Todos estão sujeitos. E como se sabe, HIV/AIDS NÃO TEM CURA. O único remédio é a PREVENÇÃO. Por isso, nos ajude: colabore!


Nenhum comentário:

Postar um comentário