terça-feira, 12 de julho de 2016

10 motivos para você participar das paradas LGBT


A PARADA é um momento único em que podemos mostrar a nossa força para a sociedade. Mostrar que nós existimos e que nós temos direitos. É um momento de conquistar espaço na mídia, que tem o poder de formar a opinião das pessoas.

E se você ainda tem alguma dúvida, listamos dez motivos para mostrar a importância da sua participação:

1. COMO SEREI BENEFICIADO SE FOR À PARADA?
Você estará contribuindo para acabar com a intolerância social com relação à livre orientação sexual. Se você é LGBT será beneficiado diretamente. Se não, sua participação contribuirá para ajudar a acabar com a intolerância, o preconceito e a violência contra a pessoa LGBT, que pode ser um parente, um amigo, um vizinho ou um colega de trabalho.

2. UMA PARADA TEM O PODER DE ACABAR COM A INTOLERÂNCIA E O PRECONCEITO SOCIAL?
A parada, por si só, não tem este poder. Mas, ela contribui diretamente mostrando à sociedade civil brasileira a força da comunidade LGBT. Uma manifestação de massa com centenas ou milhares terá uma grande repercussão política.

3. PARA QUE SERVE A REPERCUSSÃO POLÍTICA?
Serve para os políticos, que fazem as leis do nosso município, estado e país se sentirem pressionados e transformarem as reivindicações dos LGBT em leis. Assim, o estado dará garantias dos direitos civis à comunidade LGBT. Por exemplo, leis que garantam: direitos iguais, punição às pessoas e empresas que discriminam LGBT no local de trabalho ou ambiente público, políticas governamentais específicas para a comunidade LGBT, etc.

4. HOMOSSEXUAL DEVE SE METER EM POLÍTICA?
Toda ação do ser humano é política. Durante nossas vidas estamos fazendo política o tempo todo. Não são só os partidos políticos e os parlamentares que fazem política. Eles fazem a política institucional. Nós, pessoas do povo, fazemos política de massa. Os políticos dependem da gente, do nosso voto. Eles se sentem pressionados a atender as nossas reivindicações. Nós temos uma força muito grande, principalmente quando nos unimos. Quando as pessoas se unem ficam fortes e passam a ser respeitadas pelos políticos e o restante da sociedade. A parada é um encontro político, por que toda ação do ser humano na sociedade é uma ação política. Além disso, a parada é um encontro de massa que tem como objetivo confraternizar toda comunidade GLBT. Mostramos que unidos, somos mais fortes.

5. QUAL SERÁ A REAÇÃO DOS POLÍTICOS E DA SOCIEDADE?
A parada evidenciará que a luta da comunidade LGBT tem amplo apoio popular. Os políticos conservadores, os religiosos fanáticos e o cidadão comum, que são contra os LGBT, pensarão duas vezes antes de fazer algo para prejudicar a comunidade LGBT.
6. EU QUERO IR À PARADA, MAS TENHO MEDO. E SE EU FOR RECONHECIDO?
Pesquisas comprovam que 50% das pessoas que vão a uma parada NÃO SÃO LGBT. Portanto, você já tem uma boa desculpa. Boa parte dos homossexuais tem este medo, porque a maioria não está preparada emocionalmente para sair do armário. Não tenha esta preocupação. Reúna seus amigos e entre na multidão.

7. TEM GENTE QUE ACHA QUE A PARADA É UMA PALHAÇADA, “CARNAVAL FORA DE ÉPOCA” E NÃO SERVE PRA NADA
São pessoas conservadoras que acham que LGBT não devem ter visibilidade, devem ficar quietos e não saírem do armário. Estas pessoas estão contribuindo para que homossexuais continuem sendo assassinados impunemente em nosso país; sendo demitidos das empresas por serem gays. Que as travestis não tenham emprego e precisem se prostituir para sobreviver. Que as lésbicas continuem a ser expulsas de casa e estupradas “para aprender a gostar de homem”, etc.

AGORA, SE VOCÊ É LGBT E PENSA DESSA FORMA, AÍ A COISA É MAIS SÉRIA!
Enquanto você está pensando dessa maneira, está fortalecendo os religiosos fanáticos e os preconceituosos, que se unem para combater os LGBT. Ao invés de cultivar e espalhar esse pensamento, procure uma ONG LGBT, entre para a militância e tente mudar o que você acha que está errado. Ao invés de destruir, por que você não tenta ajudar a construir? LGBTfobia internalizada (de LGBT contra LGBT) é a pior forma de preconceito que pode existir, porque ela é o preconceito contra você mesmo!

8. E SE EU ME OMITIR E NÃO FOR A PARADA COM MEDO?
Você estará contribuindo para dar força àqueles que querem perseguir os LGBT. Você estará se prejudicando e prejudicando as outras pessoas. Enquanto os LGBT não se unem, os religiosos fanáticos e os preconceituosos estão se unindo e se empoderando contra os LGBT. Já chegaram ao absurdo de apresentar na Câmara Federal um projeto de lei proibindo o beijo entre pessoas do mesmo sexo! Se omitir é o mesmo que dar o direito ao estranho de decidir por você!

9. ENTÃO EU SOU UMA PESSOA IMPORTANTE?
Você é fundamental! Você estará construindo um novo mundo, com menos conservadorismo social, como menos preconceito. Você estará escrevendo a história, permitindo que a homossexualidade deixe de ser um grande tabu e que a comunidade LGBT possa vivenciar sua orientação sexual livremente. Este é um direito de qualquer ser humano.

10. COMO DEVO IR À PARADA?
Reúna um grupo de amigos LGBT ou convide um parente, um amigo hétero, um vizinho, um colega de trabalho, para ir com você. Não se omita! A história é escrita a partir da participação popular! Leve uma faixa, um cartaz exigindo os seus direitos, ou uma camiseta com alguma mensagem alusiva ao respeito. Você pode não acreditar, mas uma pessoa a mais na parada já faz uma grande diferença! Imagine se todos os LGBT da sua cidade pensassem assim e resolvessem comparecer à parada?

Se informe, participe!
Juntos, somos mais fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário